início sobre eu leio Image Map

04 outubro 2012

Tim Mantoani (Behind Photographs)

Você gosta de fotografia? Adora ficar horas no tumblr vendo fotos super lindas? E você já parou pra pensar sobre as pessoas que tiraram aquelas fotos? Aposto que não! Mas o fotógrafo Tim Mantoani pensou! Ele teve uma super ideia de fotografar vários fotógrafos com suas fotos mais famosas! Ele levou pouco mais de 5 anos pra conseguir finalizar o projeto, reunindo o maior número possível de fotógrafos e seus consagrados trabalhos! Com esse trabalho, Mantoani não deu apenas o devido crédito aos profissionais, mas também tem um mega tratamento de luxo pra cada autor.  No livro criado por Tim (Behind photographs: archiving photographic legends), os fotógrafos aparecem segurando uma ampliação dos seus trabalhos, em fotos feitas em Polaroid 20x24, um formato quase extinto e carísimo (segundo Mantoani, cerca de US$ 200 por cada revelação)!!! Muito chique!

"Em 2006, reparei que há muito tempo não fazia uma foto com filme e num formato maior, por causa da evolução da técnica digital, que tinha absorvido quase 100% do meu trabalho. Por conta dessa espécie de nostalgia, me reuni com amigos fotógrafos e pedi que trouxessem suas imagens preferidas de todos os tempos. Desse encontro surgiu a ideia de fazer o livro. O formato Polaroid 20x24 foi um aperfeiçoamento dessa ideia." - conta Mantoani.
Mas não foi um trabalho tão fácil assim! Devido ao formato Polaroid, o melhor seria que os fotógrafos fossem ao estúdio de Tim (em San Diego), o que era difícil para muitos deles, então ele teve que pegar a estrada e correr atrás de cada um deles!
Alguns foram muito difíceis de encontrar, e outros mais difíceis ainda de colocar em frente à câmera. Tive que ser muito persistente e não desistir nunca. No fim, não consegui todos os registros que queria, mas fotografei bem mais do que imaginava.
Para este trabalho, foi solicitado a todo que fizessem uma breve legenda, falando sobre o momento. Abaixo, uma pequena seleção de fotos desde trabalho (algumas com suas respectivas legendas):



STEVE MCCURRY "Passei 17 anos procurando essa menina e finalmente a encontrei em 2002. Seu nome é Sharbat Gula." (esse encontro foi inclusive exibido pela Globo!)



MARK SELIGER "Essa foto, a minha primeira em Polaroid, foi bastante reveladora do espírito dele naquele momento. Dois meses depois, Kurt se matou e a foto se tornou capa da revista (‘Rolling Stone’) dedicada a ele."



LYLE OWERKO



HARRY BENSON



DOUGLAS KIRKLAND


E se você curtiu esse trabalho, pode clicar aqui e dar uma olhadinha no site oficial do Tim Mantoani e conferir uma galeria bem grande com muitas outras imagens!

 Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários alimentam meu blog ♥
comente e deixe também o link do seu blog (:

início sobre eu leio rss twitter facebook Image Map